31.10.05

Hoje,

... há duzentos cinquenta anos era uma noite tranquila…
Depois …


«Sábado, primeiro de Novembro, (…) começou a terra a abalar com pulsação do centro para a superfície, e aumentando o impulso, continuou a tremer formando um balanço para os lados de Norte a Sul, com estragos dos edeficios, que ao segundo minuto da duração começarão a cair (…). Durárão estes, segundo as mais reguladas opiniões, seis para sete minutos, fazendo neste espaço dous breves intervalos de remissão este grande Terremoto»
[Moreira de Mendonça, História Universal dos Terremotos, 1758]

No fatídico dia de 1 de Novembro de 1755 cerca das 9:30 horas, um dos mais mortíferos terramotos sacode o Centro e Sul de Portugal. No final dos dois abalos praticamente simultâneos, que atingiram o grau 9 (estimado) da escala de Richter, cerca de 85% das construções de Lisboa tinham desabado ou sido destruídas pelos incêndios que surgiram e pela onda enorme de 20 metros de altura, (segundo alguns relatos). Numa população – em Lisboa - de 275.000 habitantes, 90.000 morreram, e mais cerca de 10.000 em Marrocos. Não há estimativas do número de mortos para o Algarve, mas foram na ordem dos milhares.
Para além das vidas humanas ficaram também perdidas para sempre importantes obras de arte e documentos históricos. Mas as implicações foram mais adiante abrangendo áreas políticas, económicas, sociais, filosóficas – existem muitos textos publicados de Voltaire, Alexander Pope, Leibniz, Kant (que foi dos primeiros a tentar uma explicação natural e não sobrenatural para os sismos), etc.
Foi no rescaldo do grande terramoto de 1755 que surgiu a sismologia moderna e onde foram feitos os primeiros inquéritos – então enviados a todas as paróquias do país – para «medir» o terramoto.

Duzentos e cinquenta anos depois, que fizemos?
Duzentos e cinquenta anos depois, que sabemos?
Duzentos e cinquenta anos depois… o «ciclo» de abalos será de 200 a 300 anos
… já passaram duzentos e cinquenta anos

Inacreditável.

Esta coisa das tecnologias está a chegar a um ponto absolutamente intolerável. Não é que agora é possível a qualquer pessoa apenas munida do primeiro e último nome e o país de origem saber os dados do passaporte e depois de moradas, etc., de qualquer um. Verifique o seu está tudo online.
Não há quem ponha fim a isto?

A Ler e Reter


As explicações do Público na edição de hoje.

28.10.05

A Vida também é assim

Tartakower, o mais espirituoso dos escritores de xadrez, dividiu os jogadores em 4 categorias:
1. Jogadores fracos que não sabem que são fracos; são ignorantes - evite-os.
2. Jogadores fracos que sabem que são fracos; são inteligentes - ajude-os.
3. Jogadores fortes que não sabem que são fortes; são modestos - respeite-os.
4. Jogadores fortes que sabem que são fortes; são sábios - siga-os.
Depois de arrumada a pilha de trabalho, estou de volta.

21.10.05

Quem não tiver tempo para ver «O Crime do Padre Amaro» pode sempre ficar pela «Sociedade Anónima» [aconselho no feminino]

Novo Prodígio


Já é conhecido como o «Magnífico Magnus» este jovem de 14 anos, de seu nome Magnus Carlsen. O seu último feito, foi ter vencido um torneio de Grandes Mestres na Noruega, obtendo a vitória em oito das nove partidas e uma performance de 2792 pontos ELO!

Há Campeão


Vaselin Topalov, sagrou-se Campeão Mundial de Xadrez FIDE, em San Luís – Argentina, arrecadando um prémio monetário de $300.000, num total de prémios de $1.000.000. De notar que este foi o campeonato do mundo com maior número de adeptos on-line seguindo as partidas, cerca de 150 milhões.

19.10.05

Pergunto eu [apesar de saber que não me responde]

Eu gostava de saber se a opinião do Prof. Vital Moreira – sobre as pressões muito pouco democráticas para com os eleitores e eleitos da Madeira – se mantêm no caso de Felgueiras.

Influenza-pandemic

Através do Tugir, descobri uma página [link] que acompanha a evolução da Gripe das Aves.
A visitar todos os dias.

Dúvida

Na gravidez, o estado conhecido como «de graça» pode passar a sem graça nenhuma?

18.10.05

Alerta

Por causa da gripe das aves o Sporting foi aconselhado a manter o guarda-redes Ricardo no banco por mais algum tempo.

17.10.05

O concurso já vai no 4º problema ... e o prémio para o primeiro classificado vai ser um tabuleiro de xadrez




Só tenho mesmo tempo para pôr esta música.

14.10.05

Comandante Che 'drez'



A propósito dos dez mitos de Che Guevara, que descobri através da Elise, sabiam que o Camandante Che foi um forte jogador de xadrez? É famosa uma partida de simultâneas que jogou contra o GM Miguel Najdorf e conseguiu empatar.

en101

Através do «Blog Search» fiquei a saber que o meu en101 tem um homónimo en101.com, que nasceu da ideia de ensinar o inglês do «dia a dia» àqueles que não o têm como língua materna. Aqui fica a modesta contribuição deste blogue para a principal medida educativa do Governo.

13.10.05

MICRO-CAUSA – O fim

Ontem assisti ao programa «Clube de Jornalistas» no Canal 2, ouvindo a justificação do «Público» através de José Manuel Fernandes para o silêncio a que se converteu depois das notícias de alegados acordos entre Fátima Felgueiras e o PS para o seu regresso, que deu origem a esta Micro-Causa. O «Público» – que se deixou colocar numa situação incómoda – esclareceu então que entendeu «deixar acabar a campanha» eleitoral e o «ruído» à volta do assunto para com o início do julgamento, «comprovar o que entretanto foi desmentido, [por FF, no jornal] com documentos». Só acho que esta justificação já podia ter sido dada no jornal, mostrando outro respeito pelos seus leitores.
Outro assunto abordado no programa, foi a implicação, ou não, (directa nos votos) da Comunicação Social com especial relevo para a televisão. Ricardo Costa (SIC-Notícias) diz que não há, que se limitaram a mostrar o que aconteceu, obviamente nos locais mais polémicos (Amarante, Felgueiras, Oeiras, Gondomar, Leiria e por motivos óbvios Porto e Lisboa), sem o contraditório no programa. Eu sou de opinião diferente. As televisões (essencialmente mas não unicamente) influenciaram decisivamente as eleições em Felgueiras. Um único exemplo (há muitos). Na noite do regresso de FF, estava já programado um debate na SIC-Notícias entre os candidatos de Felgueiras. Exactamente na hora do início do debate, FF dá uma conferência de imprensa, onde «explica» os dezassete pontos do programa eleitoral dela, falando cerca de 15 minutos seguidos sobre a sua candidatura, enquanto os candidatos do PS e PSD aguardavam no estúdio para o qual tinham sido convidados que a senhora decidisse parar. Claro que não tiveram tempo para explicar o seu próprio programa, porque a jornalista «sugou» todos os assuntos com a questão jurídica, que apenas diz respeito a FF, não deixando espaço para os reais problemas desta população.

12.10.05

e que tal?

Um concurso simples?

Xadrez em frases (14)


"Uma posição restringida não deve ser libertada repentinamente, pois no xadrez a liberdade a grandes doses é embriagadora". – Aaron Nimzowitsch

11.10.05

MICRO-CAUSA – Dia 9

Pode o jornal «Público» sff esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no secretariado nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação de Fátima Felgueiras?

Ainda sobre este assunto Paulo Gorjão em conjunto com João Paulo Menezes, acham melhor escrever um texto para tornar pública uma posição que poderá ser subscrita por quem quiser, sendo que esta iniciativa foi entretanto suspensa pelo facto do Director do Público, José Manuel Fernandes abordar o assunto no programa «Clube de Jornalistas» a emitir amanhã no Canal 2 pelas 23.30h. Entretanto no site do «Clube de Jornalistas», Estrela Serrano equaciona e coloca as questões ainda em aberto.
A acompanhar o desenvolvimento…

10.10.05

Parabéns


Um dia muito, muito especial para ti, meu amor!

MICRO-CAUSA – Dia 8

Pode o jornal «Público» sff esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no secretariado nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação de Fátima Felgueiras?

7.10.05

Campeonato do Mundo FIDE

Para descontrair e para quem quiser espreitar, está a decorrer o Campeonato do Mundo de Xadrez FIDE, em San Luis, Argentina, com a presença da nata dos jogadores mundiais. De salientar a presença da única mulher que até hoje derrotou Garry Kasparov, Judit Polgar, e que está no top ten masculino (no xadrez, ao contrário de outros desportos, uma mulher pode competir nas provas masculinas).

Comentários ao campeonato e partidas por Nigel Short (GM) (tipo relato de futebol) que também escreve pérolas humorísticas destas:
«Desde mañana el famoso jugador de ajedrez Rustam Kasimdzhanov va a salir de la lista de rating de la FIDE. Normalmente la gente que ha cometido crímenes serios contra la humanidad sufre este destino (me pasó a mi en 1993/4). ¿Qué acto despreciable habrá cometido?, se preguntará. Resulta que no ha hecho nada. Solo que la FIDE finalmente va a escribir su nombre correctamente- Kasimjanov.»

Micro-causa - Dia 5

Pode o jornal «Público» sff esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no secretariado nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação de Fátima Felgueiras?
«O que começou por ser uma 'micro-causa' está, neste momento, prestes a tornar-se no primeiro caso nacional de pressão organizada dos blogs» tal como escreve o Atrium – Media e Cidadania

6.10.05

SOS

Ajuda necessária STOP variante rara do Contra-gambito Albin do Gambito de Dama com 3. e3 e4 4. cxd5 Cf6 5. g3 Cxd5 6. Bg2 STOP posição a ficar preocupante STOP corrijo, posição desesperada. STOP

O empurrão que faltava...

a RUI RIO : Pinto da Costa acusa Rui Rio de mentir

a Causa continua

Pode o jornal «público» sff esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no secretariado nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação de Fátima Felgueiras?

Já são cerca de quarenta, os blogues, a exigir explicações do PÚBLICO aderindo a esta Micro - Causa.

Debate

Está neste momento a decorrer um debate, na TSF, dos candidatos à autarquia de Felgueiras. Neste estão todos presentes. Fátima Felgueiras não quis estar presente (no dia 4) no debate da Rádio Felgueiras, (rádio local e o órgão de comunicação com maior «penetração» no eleitorado Felgueirense), alegando «compromissos de agenda de campanha». Esse compromisso era um comício no terceiro maior pólo urbano de Felgueiras, a Vila de Barrosas onde estiveram presentes… 120 pessoas. Porque será que Fátima Felgueiras apenas «aparece» nos orgãos de comunicação social nacionais, a falar de figuras nacionais, como já fez hoje na TSF por várias vezes?

Cresce a olhos vistos, segura no seu leito por mais alguns meses.
É a nossa princesa.

4.10.05

Questão Maior

Hoje, o Manuel considera que esta Micro-causa, iniciada por Paulo Gorjão, é uma «questão menor». Não diz porquê, aproveita sim para escorrer críticas ao jornal PÚBLICO. Claro que a questão FF têm um lado romanesco (a aparição) que alguns órgãos de comunicação quiseram dar e que lhe (a ela) interessava. Mas um caso que alegadamente envolve o Presidente da Assembleia da República, o partido da maioria que suporta o Governo (PS), num acordo político com implicações jurídicas não pode, nem deve, ser considerado uma «questão menor».

Xadrez em frases (13)

«Os computadores têm uma vantagem sobre os humanos: não perdem a concentração ao ir à casa de banho». - Kasparov

MICRO-CAUSA

PODE O JORNAL «PÚBLICO» SFF ESCLARECER COM QUEM É QUE FÁTIMA FELGUEIRAS MANTEVE CONTACTOS NO SECRETARIADO NACIONAL DO PS? QUANDO É QUE ESSES CONTACTOS TIVERAM LUGAR? QUEM É QUE INFORMOU JAIME GAMA PREVIAMENTE DA LIBERTAÇÃO DE FÁTIMA FELGUEIRAS?

Já são vinte e seis, os blogues, a exigir explicações do PÚBLICO aderindo a esta Micro - Causa. «É uma questão demasiado séria para ficar assim no ar», como escreve JPP.

3.10.05

Há estrelas e estrelas

Ontem a RTP-N transmitia um programa que explicava (de certeza de entre outras coisas) o «movimento aparente das estrelas» baseado na Teoria da Relatividade de Einstein, tendo este melhorado a ideia de Newton que já tentava aclarar o mesmo fenómeno. Tentavam então os cientistas – não sei quem, porque entretanto perdi na votação para escolha do canal – explicar porque pensamos ver uma estrela num determinado local quando afinal está noutro, devido a uma «deformação» provocada pelo sol na luz da estrela que viaja até nós. Pronto, agora já encontrei uma explicação lógica. Afinal é tudo uma ilusão de óptica. Há «estrelas» que afinal têm muito pouco de estrelas.

A Ler e Reter

«Recapitulando uma História Muito Mal Contada» (I e II) no Bloguítica.
E, seguindo uma sugestão de Paulo Gorjão;
Pode o Público sff esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no secretariado nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação de Fátima Felgueiras?