Por que carga de água haveria de querer, um empresário inteligente e com visão estratégica, investir em Portugal? Por muito poucos – ou nenhuns – motivos.
Em conversa com uns amigos, relembramos a época de quando ainda não estava ligada a A1, Porto – Lisboa. Que era uma desvantagem competitiva para o norte do país, uma vez que as empresas acabavam por ficar sediadas em Lisboa. O facto é que quando a ligação ficou concluída o que se verificou é que não houve deslocalização sul-norte mas sim o inverso. O Porto não ficou mais perto de Lisboa. Lisboa é que ficou mais perto do Porto. Isto a propósito da OTA. Não vai ficar Madrid mais perto de Lisboa, do que Lisboa de Madrid?
Sobre o impacto das vias de comunicação no desenvolvimento regional, também já escrevi aqui.
Em conversa com uns amigos, relembramos a época de quando ainda não estava ligada a A1, Porto – Lisboa. Que era uma desvantagem competitiva para o norte do país, uma vez que as empresas acabavam por ficar sediadas em Lisboa. O facto é que quando a ligação ficou concluída o que se verificou é que não houve deslocalização sul-norte mas sim o inverso. O Porto não ficou mais perto de Lisboa. Lisboa é que ficou mais perto do Porto. Isto a propósito da OTA. Não vai ficar Madrid mais perto de Lisboa, do que Lisboa de Madrid?
Sobre o impacto das vias de comunicação no desenvolvimento regional, também já escrevi aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário